eSocial: o desafio da transparência

eSocial

eSocial

O eSocial é um projeto do governo federal que irá unificar em meio digital as informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais relativas a empregados, empregadores, contribuintes individuais e contratações de serviços no território brasileiro. Para isso as áreas de Pessoal, RH e TI precisam trabalhar em conjunto.

 

Home VMenezes - Cópia

     Pessoal

Para se adaptar ao eSocial, é necessário ter clareza e domínio dos assuntos relacionados ao projeto. Por isso, investir na capacitação das pessoas das diversas áreas envolvidas nas empresas é um importante primeiro passo.

Processos funcionais

Em seguida, é necessário um autodiagnóstico. Analisar, e possivelmente reformular, as rotinas atuais referentes aos processos incluídos no eSocial, de forma que as práticas internas estejam de acordo com o que exige as legislações trabalhista e tributária.

Tecnologia da informação

Por último, mas não menos importante, vale a pena investir em soluções tecnológicas que garantam a automação de processos, a qualidade dos dados gerados e a integração com o ambiente digital do eSocial.

eSocial: o desafio da transparência

Mudança cultural, adequação e cumprimento de todas as alterações legais, automatização de processos e eliminação de erros são algumas das dificuldades que o RH vem enfrentando com o projeto eSocial. Frente a essa realidade, qual deve ser a postura da área de gestão de pessoas? Que cuidados tomar para não correr o risco de sofrer multas e punições decorrentes do eSocial?

 

Conte com a Vmenezes para ajudá-lo neste processo.