Pessoas de sucesso traçam metas para alcançar seus objetivos

Você já sabe para aonde quer ir? Metas representam o que queremos! Conduzem-nos para frente! E neste caminho temos que ter claro o que desejamos conquistar; aonde queremos chegar; em quanto tempo e com quais recursos

 

 

Na postagem “Você está segura que é uma boa líder?” enfatizo que as qualidades pessoais, talentos, habilidades e exemplos definem as lideranças nos seus diversos estágios. O passo inicial do caminho de desenvolvimento de líderes é o autoconhecimento, identificar o que realmente lhe dá satisfação, saber em quais competências deverá colocar mais foco para chegar a um desempenho melhor. Saber o que quer, para quê quer e traçar metas para consegui-lo.

Metas representam o que queremos! Conduzem-nos para frente! E neste caminho temos que ter claro o que desejamos conquistar, aonde queremos chegar, em quanto tempo e com quais recursos.

Existem dois tipos de metas a serem trabalhadas:

– Uma relacionada ao planejamento de carreira, onde há a preparação para mudanças, que podem ser uma promoção, acúmulo de cargos, transferências em geral etc. Neste caso, o foco é o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a mudança.

– A outra está relacionada com a situação presente, no desenvolvimento de competências importantes para melhores resultados no dia a dia.

Como coach constato que executivos que têm conhecimento dos princípios da formulação de uma meta geram resultados positivos por estarem motivados, comprometidos e com foco.

As metas precisam ser positivas, específicas, estimulantes e realistas. Os registros sobre elas com o cumprimento de suas realizações são imprescindíveis para a conquista do objetivo proposto. Sem elas, giramos e giramos, sempre no mesmo nível. Não há crescimento, não há evolução.

O próximo passo após a definição da meta é ter um momento de investigação sobre os recursos existentes. O que você tem (competência técnica ou comportamental e habilidades) que lhe ajuda a conquistar a meta, e o que está faltando desenvolver.

A capacidade de satisfação do ser humano está relacionada à sua necessidade de desafio, crescimento e desenvolvimento, à sua capacidade de se empenhar profundamente na realização de uma meta ou missão.

Entre os recursos que deverão ser avaliados estão o tempo e o dinheiro disponíveis, pessoas envolvidas, objetos (livros, equipamentos, tecnologia.) e modelos a seguir – “Você conhece alguém que já obteve êxito em atingir ‘aquela’ meta?”.

Depois das metas definidas chegou o momento de agir! Que atitude tomará para atingir suas metas? Como as transformará em atos? Quais serão as consequências para as outras pessoas?

Só há aprendizado quando o conhecimento é aplicado na prática.

Então, mãos à obra!

Siga o Mapa Mental abaixo para traçar suas metas:

mapa_meta

 

 

 

 

 

 

 

Pense no seu objetivo! Expresse as metas de forma positiva. É importante formulá-las de modo que sejamos capazes de alcançá-las.

A – O que você quer exatamente?

B – Como você saberá se está no caminho certo para atingir a meta?

C – Quais recursos você já dispõe? (Exemplos: qualidades, tempo, dinheiro, pessoas etc)

D – Que ações farão com que você atinja sua meta?

E – O que é importante atualmente que deveria deixar para trás?

Plano de ação – Ao definir as etapas para alcançar a sua meta, você estará colocando asas no seu desejo. E a parti daí… é só voar!

Que este artigo seja de grande utilidade para você!

 

Fonte Adminitradores.Com